![<p>Foto: <a href="mailto:marina_arruda_@hotmail.com" target="_blank">Marina Arruda</a></p>](https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/public/journals/1/cover_article_47_pt_BR.jpg)
Resenha | L´ école et la lecture obligatoire: histoire et paradoxes des pratiques d´enseignement de la lecture.
Resumo
O livro, apesar de publicado em 2007, mantém a atualidade decorrente da relevância na seleção dos temas e da maneira
como a autora os aborda, bem como do fato de ter tido pouca
repercussão no Brasil. Dividido em onze capítulos, a obra é
o resultado de vários anos de pesquisa ao longo dos quais a
autora tem se dedicado especialmente a estudos sobre leitura,
sua aprendizagem e usos sociais. Por meio do livro, Anne-
Marie Chartier reúne, sob versão atualizada e muitas vezes com
profundas alterações, trabalhos publicados anteriormente, de
maneira esparsa, atribuindo a eles uma organização coerente,
por meio da qual busca traçar uma história social e cultural da
leitura obrigatória na França.1
como a autora os aborda, bem como do fato de ter tido pouca
repercussão no Brasil. Dividido em onze capítulos, a obra é
o resultado de vários anos de pesquisa ao longo dos quais a
autora tem se dedicado especialmente a estudos sobre leitura,
sua aprendizagem e usos sociais. Por meio do livro, Anne-
Marie Chartier reúne, sob versão atualizada e muitas vezes com
profundas alterações, trabalhos publicados anteriormente, de
maneira esparsa, atribuindo a eles uma organização coerente,
por meio da qual busca traçar uma história social e cultural da
leitura obrigatória na França.1
DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.47
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ISSN 2237-9983