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Formação e papel do professor de Ciências na construção curricular: a visão dos documentos oficiais

Maria Nizete de Azevedo, Leonardo André Testoni

Resumo


Este trabalho discute concepções de formação docente e o papel do professor diante do currículo prescrito, a partir da visão de documentos curriculares da área de Ciências de seis estados brasileiros. A análise foi mediada por categorias elaboradas com base nos modelos de formação docente (racionalidade técnica, epistemologia da prática e da crítica) e nos papéis que podem ser assumidos pelo professor: manutenção-imitação, mediador curricular e criativo-gerador (SACRISTÁN, 1991). Resultados indicam a coexistência dos modelos técnico e prático e tímidos indícios do crítico, com predomínio para a formação do professor prático, coerente com a previsão mais acentuada do professor como mediador curricular. Conclui-se que esses resultados significam avanços representativos de possíveis mudanças em prol da formação do professor reflexivo/crítico e da construção da docência como práxis.

Palavras-chave


Formação de professores. Modelos formativos. Papel docente. Orientações curriculares.

The Training and Role of Science Teachers in the Curricular Framework: The Position of Official Documents


Abstract


This paper discusses teacher training concepts and the role of teachers in face of the prescribed curriculum from the perspective of curricular documents for the discipline of sciences in six Brazilian states. The analysis was mediated by categories based on teacher education models (i.e., the categories of technical rationality, epistemology of practice, and epistemology of critique) and the roles that the teacher can take on: maintenance-imitation, curriculum mediator, and creative-generator (SACRISTÁN, 1991). Results indicate the coexistence of the technical and practical models, and timid signs of the critical model, with a predominant orientation towards the practical teacher, which is consistent with a more pronounced prediction of the teacher as a curriculum mediator. We conclude that these results reflect advances representing possible changes towards a teacher education that privileges the reflective/critical teacher and the construction of teaching as a praxis.

Keywords


Teacher education, formative models, teaching role, curriculum guidelines.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.339

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ISSN 2237-9983