
Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
Resumo
O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático.
Palavras-chave
Curricular Renovation Movements (2009-2014): New Documents
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.336
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ISSN 2237-9983