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Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)

Antônio Augusto Gomes Batista, Elba Siqueira de Sá Barretto, Joana Buarque de Gusmão, Vanda Mendes Ribeiro

Resumo


O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático. 


Palavras-chave


Currículo. Políticas curriculares. Ensino fundamental II.

Curricular Renovation Movements (2009-2014): New Documents


Abstract


The goal of this article is to examine the reformulation process of curricular documents in Brazilian states and the Brazilian Federal District in recent years. To that end, we present a survey conducted in 2014-2015 on curricular documents of the late years of primary education in the states and the Federal District. We compare this survey with a previous one conducted by Sampaio and collaborators in 2009. We found that, in recent years, there is a more intense curricular renovation movement in the country. We also present an analysis that categorized the documents in four models: curriculum, curriculum matrix, curricular proposal, and curricular guidelines; we found in all of these a progressive movement towards greater specification of targets and goals, detailing of the progression and pacing of contents, and intervention in the didactic process.

Keywords


Curriculum, educational policy, late years of primary education.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.336

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ISSN 2237-9983