
Sonhos e concretudes em territórios de vulnerabilidade social latente: altruísmo na gestão escolar
Resumo
O artigo tem por objetivo relatar prática de gestão desenvolvida em uma escola municipal na periferia de São Paulo, região de alta vulnerabilidade social. A experiência visou o envolvimento de todos os funcionários e da comunidade no processo educativo. O texto analisa a implantação de uma proposta de gestão diferenciada da tradicional, que caminha na contramão de algumas normas que, avalia-se, inviabilizam o sucesso da gestão educacional como um todo. Apresenta aspectos que retratam divergências entre escolas e comunidades. Salienta que para a consecução de um trabalho coletivo não tradicional na escola de território vulnerável é necessária uma equipe concatenada e proativa em busca de boas relações interpessoais. Busca mostrar que é possível construir, gerir e administrar a educação visando a dignidade humana das pessoas.
Palavras-chave
Dreams and materialities in territories of latent social vulnerability: altruism in school administration
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.239
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ISSN 2237-9983