Tempo, cidade, educação

Selma Rocha

Resumo


O texto trata da compreensão do papel educativo da cidade e a possibilidade de torná-la educadora, o que implica a realização da utopia de, intencionalmente, transformar as relações e as formas da cidade em processo indistinguível e dialético de transformação da própria cidade. Quando se fala em transformação, o foco é discutir a cidade como direito, em especial daqueles que não a tem como deveriam. Para tanto, o texto faz uma retrospectiva histórica sobre o tempo e cidade; cidade e tempo; e cidade e educação. Da caverna à cidade, o homem foi instituindo práticas e relações sociais que permitiram maior domínio sobre o espaço e o tempo. As revoluções nacionais e socialistas que marcaram o século XX e a experiência democrática contribuíram para que as cidades tornassem espaços de profundos conflitos, mas também da conquista e afirmação de direitos sociais, civis e políticos. A cidade pode se constituir no lugar onde os direitos se materializem na criação de espaços e relações que instaurem e oportunizem outros tempos. As cidades denunciam os fracassos de nossa civilização, mas podem também promover movimentos de transformação estrutural da sociedade. O texto conclui que a cidade pode invadir a escola e os currículos; pode entrar na sala de aula para mobilizar os conhecimentos de maneira multidisciplinar. Os cidadãos e as cidades podem também ser desvendados e descobertos no universo simbólico e afetivo de cada criança, jovem ou adulto por meio da educação.


Palavras-chave


Cidade educadora; Educação e cidade; Escola

Time, the city and education


Abstract


This text discusses an understanding of the educational role of the city and the ability to make the city an educator. This implies in achieving the utopia of intentionally transforming urban relationships and forms into an indistinguishable and dialectic process of transforming the city itself. When talking about transformation, the focus is on discussing the city as a right, especially for those that do not maintain this right as they should. To do this, the text provides a historical retrospective on time and the city; the city and time; and the city and education. From the cave to the city, man instituted social relationships and practices that allowed for greater mastery of time and space. The national and socialist revolutions that marked the 20th century and the democratic experience contributed to cities becoming spaces for profound conflicts, but also spaces for achieving and affirming social, civil and political rights. The city could become the place where rights materialize in creating spaces and relationships that establish and provide opportunities to other times. Cities inform us of the failures of our civilization; but, they can also promote movements of structural transformation in society. The text concludes that the city can invade the school and curricula; it can enter the classroom to mobilize knowledge in a multidisciplinary manner. Citizens and cities can also be revealed and discovered in the symbolic and emotional world of each child, young person or adult through education.

 

Keywords


Educating city; Education and the city; School

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983