Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Cadernos Cenpec, periódico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, foi criado em 2006. Reformulado em 2011, adotou o sistema de revisão por pares e passou a ser uma publicação on-line, de acesso livre, para favorecer a circulação e a discussão dos trabalhos publicados. Dirige-se a pesquisadores e educadores, gestores e atores da sociedade civil organizada em prol da educação pública. Sua periodicidade é semestral.

Busca propiciar a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais, por meio do debate sobre questões de caráter teórico, resultados de estudos empíricos, bem como sobre princípios que orientam metodologias de intervenção na realidade educacional, no plano de políticas públicas, programas ou práticas educativas.

Para estreitar os laços entre investigação científico-acadêmica, de um lado, e ação educacional, de outro lado, interessa-se por desenvolver:

•            formas controladas e rigorosas de sistematização da ação social e de produção de conhecimento sobre essa ação;

•            novas formas de comunicação que tornem os resultados de estudos e investigações acessíveis a um público mais amplo e adequadas às possibilidades abertas pelas ferramentas do mundo digital.

A critério dos editores, Cadernos Cenpec publica, extraordinariamente, especiais temáticos, bem como traduções de textos de grande relevância para o campo educacional.

As seções que estruturam a revista são as seguintes:

Ação educacional: crítica & sistematização - Descrição sistemática, apresentação de princípios e avaliação crítica de propostas de intervenção no campo educacional, assegurando o contraponto entre teoria e prática, bem como a indicação das condições de realização da experiência em questão.

Resultados de pesquisa - Artigos que apresentam resultados de pesquisas empíricas ou teóricas (concluídas ou em andamento), assim como revisão crítica e sistemática de bibliografia temática específica.

Ensaios - Textos de caráter opinativo sobre controvérsias atuais ou sobre temas que se queiram debater sob um ponto de vista teórico, sobretudo tendo em vista a proposição de novas abordagens para a pesquisa e de novos objetos de estudo e investigação. Cabem aqui a problematização de textos anteriormente publicados, a defesa de determinada posição no meio acadêmico, a construção de problemática teórico-metodológica, bem como textos com o intuito de discutir propostas para políticas públicas.

Entrevistas - Diálogos conduzidos ou encomendados pela equipe editorial da Cadernos Cenpec com pesquisadores, educadores, formuladores de políticas públicas e gestores com experiência reconhecida no debate educacional contemporâneo.

Resenhas - Textos produzidos ou encomendados pela equipe editorial da Cadernos Cenpec com o objetivo de apresentar obras publicadas recentemente, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

Tradução – Tradução de textos publicados originalmente em língua estrangeira e que sejam de grande relevância para o campo educacional.

ISSN-2237-9983

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Especial | Gênero e ensino de Português: o caso da Olimpíada

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Igualdade e Diversidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Justiça como Equidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Currículo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Educação Infantil

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Formação de professores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial | Equidade Racial na Educação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisas e ensaios

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ação educacional: crítica & sistematização

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Leitura

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaio Fotográfico

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo o processo de submissão e avaliação dos originais é feito em meio eletrônico. Os trabalhos são submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial, que encaminha a no mínimo um avaliador aqueles trabalhos que considerar adequados à política editorial do periódico.

Os avaliadores recomendam a sua aceitação, recusa ou sugerem reformulações (parciais ou gerais). Os pareceres elaborados são encaminhados ao(s) autor(es). Nem os avaliadores nem o(s) autor(es) são identificados.

A política editorial da revista define as seguintes categorias para avaliação dos textos: temática, forma, consistência teórico-metodológica, originalidade, relevância e atualidade.

Para agilizar os prazos de publicação dos trabalhos aprovados, Cadernos Cenpec estuda a utilização do sistema ahead of print. Assim, tão logo esteja devidamente editado, o artigo é divulgado em meio eletrônico independentemente de o fascículo estar completo.

 

Política de Acesso Livre

This journal provides immediate access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater global democratization of knowledge.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Fontes de indexação

Biblioteques - Universitat Autònoma de Barcelona

http://cataleg.uab.cat

 

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/168/1/azul.jpg

Diadorim | Ibict - Diretório de Políticas de Acesso Aberto da Revistas Científicas Brasileiras

http://diadorim.ibict.br

 

Edubase - Faculdade de Educação/Unicamp (Brasil)

http://edubase.modalbox.com/portal/

 

Iresie - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (México)

http://www.iisue.unam.mx/iresie/

 

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México)

http://www.latindex.unam.mx

 

SEER | Ibict - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

http://seer.ibict.br