Imagem para capa

Diferentes fotografias do cotidiano: o gênero crônica na Olimpíada

Clóris Porto Torquato

Resumo


Este artigo analisa crônicas produzidas por estudantes brasileiros que participaram da Olimpíada em 2010. Inicialmente, à luz dos estudos bakhtinianos, procura-se refletir sobre a crônica a partir das orientações didático-metodológicas fornecidas para o ensino da produção desse gênero no material de formação dos professores da Olimpíada – o Caderno do Professor "A ocasião faz o escritor". Em seguida, a partir dos conceitos de gênero do discurso e de dialogismo, são analisados alguns textos produzidos pelos candidatos. A análise indica que muitos textos dialogam com as orientações do Caderno do Professor, apresentando os elementos composicionais do gênero explicitados nesse material. Outros textos apresentam algumas características do gênero que não são abordadas no material, mas que podem ser identificadas em textos desse gênero em circulação nos jornais.

Palavras-chave


Crônica. Estudos bakhtinianos. Produção escrita. Formação de professores.

Different everyday photographs: the chronicle genre at the Olympics


Abstract


This paper analyzes chronicles produced by Brazilian students who took part in the Olympics in 2010. Initially, using Bakhtinian studies, a reflection on the chronicle is attempted based on educational-methodological guidelines provided for teaching production of this genre in the teacher training material at the Olympics – Teacher’s Book Opportunity makes the writer. Next, using genre concepts of discourse and dialogism, some of the texts produced by candidates are analyzed. The analysis indicates that many texts dialogue with the guidelines in the Teacher’s Book, featuring compositional elements of the genre explained in this material. Other texts show some genre characteristics that are not covered in the material, but they can be identified in texts of this genre published in newspapers.

Keywords


Chronicle. Bakhtinian studies. Written production. Teacher training.

Texto completo:

PDF EPUB


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.93

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983