Imagem para capa

Escrever poemas: vozes em busca de um autor

Ana Elvira Luciano Gebara

Resumo


 

No ensino-aprendizagem da produção escrita, o trabalho com gêneros envolve escolhas que se refletem nos textos dos alunos. A análise da amostra dos poemas da Olimpíada possibilitou a elaboração de um quadro das escolhas de professores e de alunos ao longo do processo de elaboração dos textos poéticos, permitindo identificar o elemento central para a produção desses gêneros: as marcas de autoria. Em busca do autor que sustenta o poema – na perspectiva da concepção bakhtiniana de autoria (FARACO, 2005, p. 45) e, ainda, com base nas indicações de Fiad (2008, p. 218), podemos dizer que essas marcas estariam no “como”, no “processo de transposições refratadas”, “na singularidade e no estilo”, e também “no viés valorativo”. Assim, em cada poema da amostra buscou-se analisar os elementos que surgem, vozes que se entrelaçam e indicam a sujeição ou a solução para a voz do aluno-poeta.

 


Palavras-chave


Marcas da autoria. Gêneros Poéticos. Escrita de poema.

Writing poems: voices in search of an author


Abstract


The decision to use genre as a basis for developing writing skills entails methodological choices which will, in turn, impact the work by the studentpoets. An analysis of the poems presented at the Olimpíada de Língua Portuguesa (2010) allowed for the creation of a list of choices made within the poem-writing process – both by teachers and by students – which point to authorship as the central feature for this genre. In order to identify the author – who sustains the poem, as Faraco (2005, p. 45) argues based on the bakhtinian concept of authorship, and as Fiad (2008, p.218) also sustains - these features would be on the “how”, on the “process of refracted transpositions”, on “the uniqueness of style” and also on the “value-assessment bent”. In each of the poems selected, these elements were examined as they emerge from different voices which intertwine in the poems and point to the subjection or the solution to the voice of the student-poet.

Keywords


Authorship. Poetic genres. Poem-writing process.

Texto completo:

PDF EPUB


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.91

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983