Escrever poemas: vozes em busca de um autor
Resumo
No ensino-aprendizagem da produção escrita, o trabalho com gêneros envolve escolhas que se refletem nos textos dos alunos. A análise da amostra dos poemas da Olimpíada possibilitou a elaboração de um quadro das escolhas de professores e de alunos ao longo do processo de elaboração dos textos poéticos, permitindo identificar o elemento central para a produção desses gêneros: as marcas de autoria. Em busca do autor que sustenta o poema – na perspectiva da concepção bakhtiniana de autoria (FARACO, 2005, p. 45) e, ainda, com base nas indicações de Fiad (2008, p. 218), podemos dizer que essas marcas estariam no “como”, no “processo de transposições refratadas”, “na singularidade e no estilo”, e também “no viés valorativo”. Assim, em cada poema da amostra buscou-se analisar os elementos que surgem, vozes que se entrelaçam e indicam a sujeição ou a solução para a voz do aluno-poeta.
Palavras-chave
Writing poems: voices in search of an author
Abstract
Keywords
DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.91
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983