Reorientação Curricular em Goiás: um processo participativo

Maria José Reginato Ribeiro, Meyri Venci Chieffi

Resumo


O relato descreve a reorientação curricular do segundo segmento do Ensino Fundamental, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, de 2004 a 2006. O novo projeto foi construído por meio de um processo participativo, que envolveu os profissionais da rede de ensino e estabeleceu parcerias com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC e as universidades locais. Esse processo se consolidou num movimento de articulação entre escolas, subsecretarias e Secretaria, proporcionado pelos encontros de formação das equipes multidisciplinares com professores, coordenadores e diretores. O percurso da reorientação foi registrado e publicado em quatro cadernos, denominados “Currículo em Debate”.


Palavras-chave


Reorientação curricular; Currículo em Debate; Processo participativo; Segundo segmento do ensino fundamental

Curricular Overhaul in Goiás: a participatory process


Abstract


This report describes the curricular overhaul for the second segment of Primary School, developed by the Goiás State Secretary of Education, from 2004 to 2006. The new project was constructed using a participatory process, which involved professionals from the school system and establishment of partnerships with the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC) and local universities. This process was consolidated in a movement articulating the schools, under secretaries and the Office of the Secretary, providing for training meetings of multidisciplinary teams with teachers, coordinators and principals. The course taken by this overhaul was recorded and published in four editions, called "Debate on Curriculum" ("Currículo em Debate").


Keywords


Curricular overhaul; Debate on Curriculum; Participatory process; Second segment of primary school

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.9

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ISSN 2237-9983