Uma renovação curricular muito além do currículo

Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Inês Fini

Resumo


O artigo apresenta a proposta de diversificação curricular do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem por finalidade flexibilizar o currículo do ensino médio, sem prejudicar a formação geral a que todos os alunos têm direito. Para subsidiar as discussões sobre o novo currículo, a Secretaria desenvolveu duas ações complementares: um amplo levantamento do acervo documental e técnico pedagógico existente, e um processo de consulta a escolas e professores, para identificar, sistematizar e, posteriormente, divulgar as boas práticas de gestão da sala de aula e da escola.

 

 

 


Palavras-chave


Diversificação Curricular; Ensino Médio; Currículo

A curricular renovation well beyond the curriculum


Abstract


This paper discusses the proposal for diversifying the Secretary of Education of São Paulo's Secondary School curriculum, a proposal aimed at making the secondary school curriculum more flexible without impairing the general education to which all students are entitled. To support discussions on the new curriculum, the Office of the Secretary developed two complementary initiatives: a wide-ranging survey of current documents on file and of education techniques and a process of consulting schools and teachers, to identify, systematize and, later on, disclose good classroom and school management practices.

Keywords


Curricular Diversification; Secondary Education; Curriculum

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i5.85

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ISSN 2237-9983