Arte como instrumento de transversalidade

Mônica Hoff

Resumo


O relato descreve a experiência do projeto pedagógico desenvolvido pela Fundação Bienal Mercosul, que, embora se destine ao público escolar, não é voltado para o ensino de artes nas escolas. O foco da iniciativa são professores, alunos e comunidades e seu objetivo é transformar a arte num projeto de atravessamento, objetivo que questiona a organização disciplinar dos conteúdos ligados à arte, considerando esta como elemento que perpassa diferentes áreas do conhecimento e é por elas perpassada. As ações do projeto são desenvolvidas com vistas a subsidiar professores em sua prática e investigação diárias; oferecer à comunidade formação ampla e experimental, bem como compartilhar saberes e ações que resultam na democratização do contato com a produção artística.

Palavras-chave


Fundação Bienal do Mercosul; Formação de professores; Arte-educação

Art as cross-over instrument


Abstract


The report describes the experience of the pedagogical project developed by Fundação Bienal Mercosul, which, although it is intended to school public, is not focused on the teaching of arts in the schools. The focus of the initiative are teachers, students and communities and its purpose is to transform art into a cross-over project, a purpose that challenges the disciplinary organization of artrelated contents, considering it as an element that crosses over different fields of knowledge and is crossed over by them. The actions of the project are developed with the purpose of subsidizing teachers in their daily practice and investigation; offering the community broad and experimental background, as well as sharing knowledge and actions that result in the democratization of the contact with artistic production.

Keywords


Fundação Bienal do Mercosul. Teacher education. Art-education

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.54

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983