Imagem para capa

Invisibilidade dos negros em “Reflexões sobre Little Rock”, de Hannah Arendt: outra história na educação

Carlos Eduardo Gomes Nascimento

Resumo


O artigo discute a história ignorada por Hannah Arendt no ensaio “Reflexões sobre Little Rock”. Após a determinação da Suprema Corte norte-americana para integrar crianças negras e brancas nas mesmas escolas, o governo e parte da população na cidade de Little Rock bloquearam violentamente o acesso dos negros a uma escola comum. Nesse contexto, uma jovem negra foi fotografada enquanto era hostilizada por uma horda de pessoas brancas e impedida de entrar na escola. A partir dessa fotografia, Arendt escreve um de seus primeiros textos em que aborda o tema da educação. Com base nas referências bibliográficas que analisam o período histórico em questão, objetiva-se narrar uma outra história, invisibilizada por Arendt. O texto problematiza se a pensadora, antes de analisar a dessegregação racial nas escolas, dialogou com a história dos negros norte-americanos. Por fim, conclui-se que a educação é um espaço de luta contra a invisibilidade, contra o perigo de contar uma única história às crianças e aos jovens.

Palavras-chave


Educação; Invisibilidade; Negros; Hannah Arendt

Invisibility of the negro in Hannah Arendt’s “Reflections on Little Rock”: another history in education


Abstract


The article discusses the story ignored by Hannah Arendt in the essay “Reflections on Little Rock”. Following the determination of the US Supreme Court to integrate black and white children into the same schools, the government and part of the population in the city of Little Rock have violently blocked negroes’ access to a regular school. In this context, a young black woman was photographed while being harassed by a horde of white people and prevented from entering school. From this photograph, Arendt writes one of his first texts in which she approaches the subject of education. Based on the bibliographical references that analyze the historical period in question, my aim here is to narrate another story, invisible by Arendt, problematizing if the thinker before analyzing racial desegregation in schools, dialogued with the history of North American blacks. Finally, it is concluded that education is an area of struggle against invisibility, against the danger of telling a single story to children and young people.

key words

Education. Invisibility. Negroes. Hannah Arendt.

 

Invisibilidad de los negros en “Reflexiones sobre Little Rock” de Hannah Arendt: una otra historia en la educación

El artículo discute la historia ignorada por Hannah Arendt en el ensayo “Reflexiones sobre Little Rock”. Después de la determinación de la Corte Suprema Norteamericana para integrar a niños negros y blancos en las mismas escuelas, el gobierno y parte de la población en la ciudad de Little Rock bloquearon violentamente el acceso de los negros a una escuela común. En ese contexto, una joven negra fue fotografiada mientras era hostilizada por una horda de personas blancas e impedida de entrar en la escuela. A partir de esa fotografía, Arendt escribe uno de sus primeros textos el que aborda el tema de la educación. Con base en las referencias bibliográficas que analizan el período histórico en cuestión, se objetiva narrar otra historia, invisibilizada por Arendt. El texto problematiza si la pensadora antes de analizar la desegregación racial en las escuelas, dialogó con la historia de los negros norteamericanos. Por último, se concluye que la educación es un espacio de lucha contra la invisibilidad, contra el peligro de contar una sola historia a los niños y a los jóvenes.

palabras clave

Educación. Invisibilidad. Negro. Hannah Arendt


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v9i1.460

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983