Imagem para capa

Mediação na atividade pedagógica: a unidade entre teoria e prática

Janaina Damasco Umbelino

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Brasil e em Cuba que tem como objetivo compreender os elementos mediadores da atividade pedagógica para uma educação de melhor qualidade que promova o desenvolvimento das máximas potencialidades da criança. Inicialmente apresentamos nossa compreensão de desenvolvimento humano, resultado das relações sociais, e abordamos os elementos dessas relações, particularmente os vinculados à atividade pedagógica, entendida como a unidade entre a atividade de ensino e a atividade de estudo. Por fim, destacamos que para a organização da atividade pedagógica, promotora do desenvolvimento humano, é necessário compreender os elementos que constituem o desenvolvimento da criança, voltados a uma educação que proporcione situações de aprendizagem adequadas ao nível de desenvolvimento da criança e à sua situação social de desenvolvimento.

Palavras-chave

Teoria Histórico-cultural. Desenvolvimento humano. Atividade pedagógica.

 

Mediation in pedagogical activities: combining theory and practice

Abstract

This article presents the findings of a study conducted in Brazil and in Cuba which aimed to understand the mediation elements involved in pedagogical activities in order to provide better quality education for children, i.e., education that can help them develop to their full potential. Initially, we present our view of human development, which stems from social relations, and approach the elements of these relations, particularly those associated with pedagogical activities, understood here as the combination of teaching and research. Finally, we stress that in order to understand the organization of pedagogical activities, which promote human development, it is necessary to understand child development elements, directing them to an education that allows learning situations that are suitable to children’s development level and to the social situation of children’s development.

Keywords

Cultural-Historical Theory. Human development. Pedagogical activity.

 

Mediación en la actividad pedagógica: la unidad entre teoría y práctica

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una encuesta realizada en Brasil y en Cuba que tiene como objetivo comprender los elementos mediadores de la actividad pedagógica para una educación de mejor calidad que promueva el desarrollo de los máximos potenciales de los niños. Inicialmente presentamos nuestra comprensión del desarrollo humano, resultado de las relaciones sociales, y analizamos los elementos de estas relaciones, particularmente los vinculados a la actividad pedagógica, entendida como la unidad entre la actividad de enseñanza y la actividad de estudio. Por último, destacamos que para organizar la actividad pedagógica, promotora del desarrollo humano, es necesario comprender los elementos que constituyen el desarrollo de los niños, orientados a una educación que proporcione situaciones de aprendizaje adecuadas al nivel de dicho desarrollo y a su situación social.

Palabras clave

Teoría histórico-cultural. Desarrollo humano. Actividad pedagógica.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i2.401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983