Imagem para capa

Uma investigação sobre apropriação de resultados de matemática do Spaece: o caso da Escola Jabuti

Francisco Jucivanio Felix de Sousa, Marco Aurélio Kistemann Jr

Resumo


Resumo

Este artigo investigou a situação do desempenho em matemática dos alunos do ensino médio da Escola Jabuti, pertencente à rede de ensino do estado do Ceará, a partir dos resultados do Spaece nos anos 2012 a 2014. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as ações de apropriação de resultados pelos gestores da escola e propor sugestões de ações para a situação analisada, visando a contribuir com a elaboração de uma proposta de intervenção para aprimorar o acompanhamento pedagógico e minimizar a defasagem de aprendizagem de matemática na referida escola. A questão que guiou a investigação foi: “Que ações de apropriação a gestão da escola tem mobilizado ante os resultados do Spaece?”. Como produto final, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com possibilidades de melhorias nas práticas pedagógicas da escola e a aproximação de todos os membros da comunidade escolar.

Palavras-chave

Apropriação de resultados em matemática. Avaliação. Spaece.

 

An investigation on the Appropriation of Mathematics Results in SPAECE: The Case of Escola Jabuti

Abstract

This article investigated the performance of secondary education students in mathematics at Escola Jabuti, a state school which belongs to the Ceará State education system. The investigation is based on the students’ performance in the SPAECE assessment from 2012 to 2014. Our goals were to examine the appropriation of assessment results by the school’s management and propose suggestions to deal with the situation, so as to help design an intervention proposal to improve pedagogical monitoring and minimize the mathematics education lag in that school. The question that guided the investigation was: What appropriation actions the school’s management has been taking to deal with students’ results in SPAECE? The study’s final product consisted of an Educational Action Plan (PAE) with suggestions for improving the school’s pedagogical practices and the approach of all members of the school community

Keywords

Appropriation of results in mathematics. Assessment. SPAECE.

 

Una investigación sobre la apropiación de resultados de matemáticas del Spaece: el caso de la Escuela Jabuti

Resumen

En este artículo se investigó la situación del desempeño en matemáticas de los alumnos de enseñanza media de la Escuela Jabuti, perteneciente a la red de enseñanza del estado brasileño de Ceará, a partir de los resultados del Sistema Permanente de Evaluación de la Educación Básica en Ceará (Spaece) en los años 2012-2014. Los objetivos definidos para este estudio fueron investigar las acciones de apropiación de resultados por parte de los gestores de la escuela y proponer sugerencias de acciones para la situación analizada, con vistas a contribuir a la elaboración de una propuesta de intervención para mejorar el seguimiento pedagógico y minimizar el desfase de aprendizaje en dicha escuela. La cuestión que guió la investigación fue la siguiente: ¿qué acciones de apropiación ha movilizado la dirección de la escuela ante los resultados del Spaece? Como producto final, se elaboró un plan de acción educativo (PAE) con posibilidades de mejoras en las prácticas pedagógicas de la escuela y la aproximación de todos los miembros de la comunidad escolar.

Palabras clave

Apropiación de resultados en matemáticas. Evaluación. Spaece.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.392

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983