<p>Foto: <a href="mailto:marina_arruda_@hotmail.com" target="_blank">Marina Arruda</a></p>

Contribuições do terceiro setor para o desenvolvimento de uma escola em sintonia com realidade local – a experiência da Fundação Tide Setubal

Thais Christofe Garrafa, Beatriz Lomonaco

Resumo


Com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da educação formal em territórios urbanos de alta vulnerabilidade social, o presente artigo põe em discussão as intervenções realizadas por organizações da sociedade civil junto a escolas públicas situadas nessas localidades. Ao situar a educação como a principal ferramenta de interrupção do ciclo de transmissão transgeracional da pobreza, o impacto desse cenário de segregação social sobre as escolas situadas nas regiões mais vulneráveis é trazido para o centro do debate. Nesse contexto, discute-se a experiência da Fundação Tide Setubal no bairro de São Miguel Paulista, na perspectiva de acrescentar alguns elementos ao diálogo, cada vez mais necessário, entre as políticas públicas e o terceiro setor, tendo em vista o enfrentamento dos problemas da educação pública nos espaços urbanos segregados.

 


Palavras-chave


Educação integral. Vulnerabilidade social. Terceiro setor. Periferias urbanas. Território.

Contribution of the third sector to development of a school in line with local reality – the Fundação Tide Setubal experience


Abstract


With the aim of contributing to the strengthening of formal education in urban areas of high social vulnerability, this article discusses the intervention of civil society organizations within public schools located in these areas. When we consider education as the main tool for interrupting the transgenerational transmission cycle of poverty, the impact of this socially segregated scenario on schools located in the most vulnerable regions is brought to the center of the discussion. In this context, the Fundação Tide Setubal experience in São Miguel Paulista is discussed, with a view to adding some elements to the increasingly necessary dialogue between public policy and the third sector, aimed at tackling the problems of public education in segregated urban spaces.

Keywords


Integral education. Social vulnerability. Third sector. Urban peripheries. Territory.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.38

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ISSN 2237-9983