Juventude(s) e ensino médio: relação dos estudantes com a escola, o saber e as expectativas de futuro em territórios de vulnerabilidade social
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para uma maior compreensão e enfrentamento dos problemas e desafios encontrados pelos jovens na sua relação com a escola e com o saber, em particular em territórios mais vulneráveis. Analisou-se um questionário aplicado a 669 estudantes da 2ª série do ensino médio de 24 escolas estaduais em 17 municípios do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Foram identificadas diferenças entre o perfil dos alunos dos períodos parcial e integral e como as condições escolares – e a diferenciação das oportunidades educacionais – tendem a afetar e conformar a relação dos jovens com a própria a escola e com o saber, bem como o modo como eles encaram o mundo do trabalho e a continuidade dos estudos. Por fim, aborda-se a problemática da diversificação da oferta do ensino médio e seus riscos na acentuação das desigualdades, questão mais uma vez reacendida na comparação das expectativas dos alunos do tempo integral e do parcial.
Palavras-chave
Ensino médio. Juventude(s). Escola. Território vulnerável.
Youths and secondary education: students’ relationship with school and with knowledge in social vulnerability areas
Abstract
The goal of this article is to provide a better comprehension of the problems youths have been faced with in their relationship with school and with knowledge in vulnerable areas. The matter under analysis is a survey applied to 669 students in the second grade of secondary education in 24 state schools situated in 17 municipalities in the Brazilian states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo. The research identifies in the students responses differences both of profile between those attending part-time and full-school and of how they face the job market and the continuity of their education. Finally, it calls attention to the problematic of the diversification of secondary education’s offers and how it may increase inequality, the latter being a question that arises if we compare the expectation of part-time and full school students.
Keywords
Secondary education. Youths. School. Vulnerable areas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.371
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983