
Desempenho de escolas de ensino médio em territórios vulneráveis
Resumo
Este artigo discute os resultados de avaliações externas de 24 escolas estaduais de ensino médio situadas em territórios vulneráveis de três tipos de municípios: regiões metropolitanas, cidades médias e municípios de alta ruralidade. As escolas – dos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo – apresentam resultados superiores a outras do mesmo território nas avaliações estaduais e nacionais. O objetivo foi compreender como essas escolas e seus atores respondem aos desafios e oportunidades dados pelas condições dos territórios (compreendidos a partir dos tipos de municípios) e pelas políticas educacionais.
Palavras-chave
Performance of secondary schools in vulnerable areas
Abstract
This article discusses the results of external assessments for 24 state secondary schools situated in vulnerable areas in three types of municipalities: metropolitan areas, medium cities, and highly rural municipalities. The schools – in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo – show higher performance rates than others in the same areas for state and national assessments. Our goal was to understand how these schools and their actors respond to the challenges and opportunities given by the conditions in their areas (considered according with the types of municipality) and by educational policies.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.366
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983