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Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais no estado de São Paulo

Marta Wolak Grosbaum, Ana Maria Falsarella

Resumo


Este artigo apresenta uma síntese dos achados relativos ao estado de São Paulo da pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”. O texto é pautado pela seguinte problemática: há escolas de ensino médio que, apesar de localizadas em territórios de alta vulnerabilidade social e econômica, alcançam bons resultados? A pesquisa constatou fatores que contribuem para o bom aproveitamento dos alunos nas escolas investigadas, como: o bom relacionamento dos gestores com a equipe escolar e com os alunos; o trabalho em equipe; os espaços para o protagonismo juvenil na escola; a estabilidade da equipe escolar; e o apoio da equipe da Diretoria de Ensino

Palavras-chave


Ensino médio. Políticas educacionais. São Paulo.

Secondary education, vocational education, and socio-spatial inequalities in the state of São Paulo


Abstract


This article presents a summary of the findings concerning the state of São Paulo in the study Ensino médio, qualidade e equidade: avanços e desafios em quatro estados: Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo [Secondary Education, Quality and Equality: Advances and Challenges in Four States: Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo]. The text focuses on the following problematics: Are there any secondary schools which, despite being situated in areas of high social and economic vulnerability, have achieved good performance levels? The study found factors that contribute to students’ learning in the schools investigated, such as: a good relationship between management, the school team and students; teamwork; opportunities for youth-led initiatives in the schools; school team’s stability; and the support of the principals.


Keywords


Secondary education. Educational policies. São Paulo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.364

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ISSN 2237-9983