
Ensino médio na rede estadual de Pernambuco: educação integral e pacto de gestão por resultados
Resumo
Nos últimos anos, os indicadores do ensino médio estadual em Pernambuco têm apresentado avanços. O objetivo deste artigo é descrever e analisar as políticas públicas de ensino médio da Secretaria de Educação de Pernambuco tendo em vista o papel que essas políticas podem exercer para melhorar a qualidade da educação e reduzir inequidades educacionais. Conforme apontam os dados quantitativos e as entrevistas com gestores, docentes e alunos, dois elementos centrais dessas políticas foram identificados: a educação integral e a gestão por resultados. A análise apresentada ainda não permite estabelecer se a política de educação integral pode ter contribuído para a melhoria da qualidade e da equidade quanto aspectos que sugerem o contrário.
Palavras-chave
Secondary education in the Pernambuco state system: integral education and the pact of management for results
Abstract
In the last few years, state secondary education indicators in the Brazilian state of Pernambuco have been showing progresses. This article aims to describe and analyze secondary education policies created by the Pernambuco state education department, considering the role these policies can play in improving education quality and decreasing educational inequalities. By analyzing quantitative data and interviews with managers, teachers and students, we found two key elements in these policies: integral education and management for results. The analysis we present still does not allow establishing whether integral education can have contributed to the improvement of quality and equality, as a few aspects suggest otherwise.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.363
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ISSN 2237-9983