
Reações das políticas educacionais estaduais nas escolas: um estudo de caso em escolas do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo
Resumo
Este artigo se propõe a analisar como escolas de ensino médio de quatro estados – Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo – reagem às políticas concebidas pelos órgãos centrais estaduais. As reações – captadas a partir dos depoimentos de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos – são apresentadas segundo cinco dimensões do modelo comum que organiza as políticas dos quatro estados: diversificação da oferta; currículo; avaliação de resultados de desempenho escolar; monitoramento do processo ensino-aprendizado e formação/recrutamento de docentes. A análise revelou que os efeitos produzidos pelas políticas nas escolas nem sempre são os esperados. A diversificação das condições da oferta de ensino médio intensificou condições desiguais de atendimento, evidenciando a necessidade de políticas orientadas para a promoção da equidade.
Palavras-chave
Reactions of state educational policies in schools: a case study in schools in Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo
Abstract
This article aims to analyze how secondary education schools in four Brazilian states – Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo – react to the policies designed by state central agencies. The reactions – collected from the accounts of principals, pedagogic coordinators, teachers and students – are presented according to five dimensions of the common model that organizes policies in the four states: offer diversification; curriculum; assessment of academic performance results; monitoring of the teaching-learning process; and teacher training/recruiting. The analysis showed that the effects of policies on schools are not always the expected ones. Diversification in the conditions of secondary education offer aggravated service inequalities, evidencing the need for policies focused on promoting equality.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.360
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983