Imagem para capa

Práticas docentes de professoras leigas em escolas no campo: uma análise das histórias de vida

Tatyanne Gomes Marques, Deusliana Pereira Silva Santos, Eunice Da Rocha Pereira, Marieuda Cardoso Guimarães Silva

Resumo


O texto objetiva analisar o exercício da docência de professoras leigas em escolas no campo. A metodologia utilizada ancora-se na modalidade narrativa, que prioriza as histórias de vida de quatro professoras leigas. A análise dos conteúdos das histórias de vida aponta que as professoras pesquisadas se inseriram na docência por vínculos políticos e que o ser mulher/ser docente marca a condição profissional. Em seu fazer docente, exerceram múltiplas funções e mobilizaram diferentes saberes, adquiridos não somente na sua preparação profissional, como também resultantes dos conhecimentos e ensinamentos aprendidos em sua vida familiar e social. Nas histórias das personagens participantes da pesquisa, observamos que a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 impactou diretamente seus saberes e fazeres.


Palavras-chave


Educação do campo. Professoras leigas. Histórias de vida. Saberes docentes.

Teaching Practices of Lay Teachers In Rural Schools: An Analysis Based On Life Stories


Abstract


This paper aims to analyze the teaching of lay teachers in rural schools. With regard to methodology, we used the narrative method, which prioritized the life stories of four lay teachers. The content analysis of these stories indicate that the surveyed teachers started to teach by relying on their political relations, and that being a female teacher marks their professional condition. In their teaching practice, they exercised multiple functions and mobilized different types of know-how, which they acquired not only from teacher preparation courses, but also from the knowledge and lessons they learned in their lives. In the stories of the participants, we can see that the National Education Guidelines and Framework Law n. 9394/96 has directly affected their knowledge and practices.

Keywords


Rural education. Lay teachers. Life stories. Teaching knowledge.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983