Imagem para capa

Currículo e conhecimento escolar na perspectiva da educação integral

Cláudia Valentina Assumpção Galian

Resumo


Este artigo relaciona os conceitos de currículo e conhecimento escolar, conferindo centralidade ao trabalho da escola e do professor no processo de recontextualização que constitui o discurso pedagógico. Assumindo uma perspectiva de currículo em processo, procura ressaltar o significado de mudanças curriculares – tais como as que se relacionam à extensão do tempo de permanência de professores e estudantes nas escolas – para a formação escolar das novas gerações. Ressalta-se, nesse sentido, a compreensão da escola como espaço de ampliação das possibilidades de compreensão do mundo, em bases distintas das que estão disponíveis em outros espaços de socialização, e a centralidade do projeto pedagógico das escolas como eixo para a busca por ampliação do currículo, numa perspectiva de educação integral.

 


Palavras-chave


Currículo. Conhecimento escolar. Educação integral.

Curriculum and Knowledge in the Perspective of Integral Education


Abstract


This article relates the concepts of curriculum and school knowledge, conferring centrality on schools’ and teachers’ work in the process of re-contextualizing what constitutes the pedagogical discourse. By assuming a perspective of in-progress curriculum, the study seeks to highlight the meaning of curricular changes – such as the ones related to increasing teachers’ and students hours in school – to the schooling of new generations. Therefore, we highlight a view of the school as a space for widening the possibilities of understanding the world on different foundations than those available in other contexts of socialization, as well as the centrality of schools’ pedagogical project as a guideline to broaden the curriculum in an integral education perspective.

Keywords


Curriculum. School knowledge. Integral education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.347

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983