Documentos curriculares de ensino fundamental 2: uma análise balizada por temas do debate curricular do país
Resumo
Este artigo traça uma análise de documentos curriculares de ensino fundamental (EF) 2 de 16 estados brasileiros com base nos seguintes temas: articulação entre conteúdos universais e locais; abordagem da questão da diversidade; relações dos documentos com as avaliações externas e tratamento dado às especificidades do EF 2. Conclui-se que a maior parte dos documentos privilegia conteúdos considerados “universais” em detrimento da parte diversificada que trataria das questões locais ou regionais; que não explicita de forma clara qual é a especificidade do que deve ser aprendido e ensinado no EF 2; que menciona de algum modo a questão da diversidade, conforme apregoam os PCN e as DNC, mas que há fraca presença de “conteúdos” que promovam a construção de identidades plurais nas várias disciplinas; e que há forte influência das avaliações externas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Palavras-chave
State Curricular Documents: An Analysis Guided by Topics of the Curricular Debate in Brazil
Abstract
This article presents the results of one of the studies that integrated the research titled Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos [Curricula for the late years of primary educations: conceptions, implementation modes, and uses]. We analyze curricular documents from 16 Brazilian states in the following topics: articulation between universal and local contents; how the diversity issue is approached; relationships between the documents and external evaluations; and how specificities are treated in the late years of primary education. We found that the documents privilege contents that are considered ‘universal’ to the detriment of the diversified part that would deal with local or regional questions; that most documents do not explain clearly what is the specificity of what is to be learned and taught in the late years of primary education; that most of the documents mention in some way the diversity issue, as promoted by the National Curriculum Parameters (PCNs) and National Curriculum Guidelines (DNCs); however, there is a weak presence of ‘contents’ that promote the building of plural identities in the various disciplines that form the curricular documents analyzed; and there is a strong influence of external evaluations in the Portuguese and mathematics disciplines.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.337
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983