Imagem para capa

Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores

Raphael Gregory Bazílio Lopes, Priscila Barbosa Arantes, Ângela Klein

Resumo


O artigo descreve e analisa a realização de protótipo desenvolvido em escola pública de ensino médio situada em São Paulo, capital, com o objetivo de sensibilizar alunos para a leitura de obras clássicas da literatura. O protótipo utilizou estratégias baseadas na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e no Design Thinking, por meio dos quais alunos e professores criaram e implementaram ações variadas visando o objetivo proposto. Após a realização do protótipo foram aplicados questionários a professores e alunos para avaliar o processo e resultados alcançados. Os resultados apontam que o protótipo teve sucesso ao evidenciar aos alunos que aspectos estão envolvidos na escolha de obras literárias para leitura e ao sensibilizar e mobilizar os estudantes para a leitura de obras clássicas. 


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos. Design Thinking. Estratégias de marketing. Literatura.

Design Thinking: a strategy for stimulating literature by students and teachers


Abstract


This article describes and analyzes a prototype conducted in a secondary level public school in the city of São Paulo with the purpose of sensitizing students towards reading classic literature works. The prototype used strategies based upon Project- and Problem-Based Learning (PBL) and Design Thinking. Through these, students and teachers created and implemented various actions aimed at the proposed goal. Once the prototype was concluded, teachers and students answered questionnaires to assess the process and results achieved. Results indicate that the prototype was successful in showing students what aspects are involved in choosing literary works for reading, and in sensitizing and mobilizing them towards reading classic works.


Keywords


Problem-and Project-Based Learning. Design Thinking. Marketing strategies. Literature.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983