
“Quem gostou da história?” – a compreensão de leitura na educação infantil: possibilidades e desafios
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo conhecer as concepções sobre leitura e compreensão de textos escritos de professoras que atuavam nos últimos anos da educação infantil. Os sujeitos de nossa pesquisa foram duas professoras da rede municipal do Recife. Partimos do entendimento de que a compreensão de texto é algo que pode ser ensinado (BRANDÃO; ROSA, 2010). Adotamos o conceito de leitura como construção de sentido (SOLÉ, 1998) e defendemos que algumas habilidades específicas de leitura devem ser desenvolvidas para essa compreensão (Oakhill; Cain, 2004). Realizamos entrevistas semiestruturadas.Os resultados indicam que as professoras tinham uma representação de leitura bastante positiva, porém não identificavam a compreensão de textos como objeto de ensino. Percebeu-se que, mesmo sendo uma prática rotineira, não tinham como objetivo o desenvolvimento da compreensão de texto por parte das crianças.
Palavras-chave
"Who liked the story?" or reading comprehension in early childhood education: opportunities and challenges
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.320
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983