Família, comunidade e escola se encontram
Resumo
O relato descreve ações desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Educação (DEMEC), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e pela Fundação Volkswagen, no contexto do Projeto Ações em Rede. Com o objetivo de avançar na construção de uma efetiva articulação entre escola, família e comunidade, o projeto propôs a cada unidade escolar programar um conjunto de eventos que criasse espaço para que as famílias e a comunidade trouxessem para a escola seus costumes, sua tradição e suas referências culturais. A partir dessa proposta, foram criados o Memorial das famílias, da escola e da cidade e, no ano seguinte, os Seminários escola-família-comunidade. Esses seminários discutiram a qualidade da educação com pais e parceiros, a partir da experiência educacional vivida pelos filhos. Dentre as conquistas, destacam-se o estabelecimento de uma nova relação entre comunidade, família e escola, e o diálogo entre diferentes secretarias do município, o que possibilita o surgimento de políticas intersetoriais.
Palavras-chave
Family, community and school meet
Abstract
This report describes actions developed by the Municipal Department of Education (DEMEC, its acronym in Portuguese), by the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC) and by Fundação Volkswagen, in the context of the Network Actions Project [Projeto Ações em Rede]. Aimed at advancing construction of an effective articulation between school, family and community, the project proposed scheduling a set of events for each school unit that would create a space for families and the community to bring their customs, their tradition and their cultural references to the school. Based on this proposal, a Memorial was created for the families, the school and the city; and, the following years, school-family-community Seminars were created. These seminars discussed the quality of education with parents and partners, based on the education experience that children had. Among achievements, establishment of a new relationship between the community, family and school and a dialogue between different municipal government secretariats are noteworthy, making it possible for inter-sectorial policies to arise.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i6.32
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983