As noções de gestos e de agir didático para a formação de professores de línguas: interfaces do trabalho docente
Resumo
Neste artigo, discutiremos as noções de gestos fundamentais e de agir didático de professores de língua portuguesa do ensino fundamental. A identificação dos gestos e do agir didático nas atuações dos professores podem servir para uma melhor compreensão do trabalho docente. A focalização que fazemos neste artigo se dá em relação às intervenções do professor em sala de aula, especificamente no que tange ao desenvolvimento de um objeto de ensino relativamente às aprendizagens dos alunos. Para discutir esses dois conceitos, pautamo-nos nos campos teóricos relacionados às ciências do trabalho, à Linguística Aplicada e à Didática das Línguas. Metodologicamente, discutimos os procedimentos realizados em duas pesquisas sobre três objetos de ensino diferentes: subordinada relativa, texto argumentativo e a leitura de textos narrativos.A identificação dos gestos e do agir didático na atuação dos professores sobre esses objetos visaa aprendizagens específicas gramaticais, discursivas e leitoras dos alunos. Nossos resultados mostram que as noções de agir e de gesto didático podem contribuir para uma maior compreensão do trabalho do docente. Elas podem também ser usadas pelos professores a fim de melhorar suas formas de atuação em sala de aula.
Palavras-chave
The notions of gesture and didactic action in the education of Portuguese language teachers: interfaces in teaching
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.319
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ISSN 2237-9983