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Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma

Lee S. Shulman

Resumo


Lee S. Schulman constrói seus fundamentos para a reforma do ensino numa ideia de ensino que enfatiza compreensão e raciocínio, transformação e reflexão. “A ênfase é justificada”, ele escreve, “pela determinação com que a pesquisa e a política pública tão flagrantemente ignoraram esses aspectos do ensino no passado.” Para articular e justificar essa concepção, Schulman responde a quatro perguntas: Quais são as fontes da base de conhecimento para o ensino? Em que termos essas fontes podem ser conceituadas? Quais são os processos de raciocínio e ação pedagógicos? e Quais são as implicações para a política de ensino e a reforma educacional? As respostas – informadas pela filosofia, pela psicologia e por um corpo crescente de estudos de caso baseados em professores experientes e iniciantes – vão muito além das atuais premissas e iniciativas relacionadas à questão da reforma. O resultado para professores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas redireciona o modo de entender o ensino e de formar e avaliar professores.

Palavras-chave


Formação de professores. Política educacional. Ensino. Didática.

Knowledge and teaching: foundations of the new reform


Abstract


Lee S. Shulman builds his foundation for teaching reform on an ideia of teaching that emphasizes comprehension and reasoning, transformation and reflection. “This emphasis is justified”, he writes, “by the resoluteness with which research and policy have so blatantly ignored those aspects of teaching in the past”. To articulate and justify this conception, Shulman responds to four questions: What are the sources of the knowledge base for teaching? In what terms can these sources be conceptualized? What are the processes of pedagogical reasoning and action? and What are the implications for teaching policy and educational reform? The answers – informed by philosophy, psychology, and a growing body of case-work based on young and experienced practitioners – go far beyond current reform assumptions and initiatives. The outcome for educational practitioners, scholars, and policymakers is a major redirection in how teaching is to be understood and teachers are to be trained and evaluated.

Keywords


Teaching education. Educational policy. Teaching. Pedagogy.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293

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ISSN 2237-9983