Imagem para capa

O Pibid como política pública de formação docente: discutindo resultados exitosos

Antônia Sueli da Silva Gomes Temóteo, Cláudia Alves da Silva

Resumo


A formação docente constitui-se de várias etapas, sendo a graduação a primeira delas. Nesta fase, o graduando começa a constituir-se docente por meio das teorias presentes nas disciplinas e da prática via estágios. Ainda assim, são perceptíveis as lacunas na sua formação, sendo indispensável vivenciar outras experiências. Estas, por sua vez, estão sendo propiciadas pelo Pibid enquanto programa formativo, por meio da unidade teoria/prática, concebida no intercâmbio universidade/escola pública. Respaldado teoricamente por autores como Gauthier (2006) e Tardif (2007), entre outros, este trabalho objetiva apresentar relatos sobre como os pibidianos vivenciaram a relação teoria/prática no programa e as contribuições desta para sua formação. 

 

 


Palavras-chave


Formação docente. Pibid. Teoria/prática.

Pibid as a public policy of teacher education: discussing successful results


Abstract


Teacher education is made up of several steps, of which the undergraduate course is the first one. At this stage, the undergraduate student starts becoming a teacher through the theory that is present in the subjects and the practice as trainee teacher. Nevertheless, gaps are still visible in his/her education, making it necessary for him to go through other experiences. These, in turn, are being offered by Pibid as a education program, through its unit theory/practice conceived in the interchange between university/public school. Theoretically based on authors such as Gauthier (2006) and Tardiff (2007) among others, this article intends to present reports on how beneficiaries of Pibid experienced the relationship theory/practice in the program and its inputs for their education.


Keywords


Teacher education. Pibid. Theory/practice.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.291

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983