As contribuições e os limites do Pibid como política governamental para a formação docente
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) já está consolidado como política governamental para a formação docente. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e os participantes do programa nas instituições de ensino superior (IES) o consideram importante para a formação inicial e continuada do professor, bem como para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas de educação básica e para a valorização do magistério. Concordamos com a importância dele para a formação inicial e apresentamos, no presente texto, nossa experiência nesse sentido. Porém, mais que isso, suscitamos uma discussão a respeito das limitações do programa, no que se refere à abrangência de beneficiados, e quanto aos demais aspectos apontados pelos bolsistas e pela Capes. Concluímos sobre a necessidade de ampliação do programa e maior compromisso das IES com ele e com a formação docente.
Palavras-chave
Inputs and limits of Pibid as a government policy for teacher education
Abstract
The Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) [Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship] is already consolidated as a government policy for teacher education. The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) [Coordination of Graduate Pesonnel Improvement], an institution linked to the Ministério da Educação (MEC) [Department of Education] and participants in the program at graduate institutions consider it important for teachers’ initial and continuing education, as well as for improving teaching quality at elementary public schools and valuing the teaching profession. We agree with its importance for initial education and present in this text our experience with this subject. However, more than that we suscitate a debate about the program’s limitations concerning the range of the beneficiaries and other aspects pointed out by those receiving a scholarship and by Capes. We conclude by saying it is necessary to enlarge the program and have IESs more commited to it and to teacher education.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.290
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ISSN 2237-9983