Imagem para capa

Contribuições de um curso de formação continuada observados na prática pedagógica de professores

Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Ruy César Pietropaolo

Resumo


O presente artigo tem como propósito destacar as contribuições de um curso de formação continuada para a prática pedagógica de professoras ao ensinar frações a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A formação desenvolveu-se no contexto do Observatório da Educação com um grupo de docentes da rede estadual de São Paulo. A investigação, de natureza qualitativa, realizou-se em três fases: aplicação de questionários preliminares, intervenção, entrevista e observação de aula. Apresenta-se, aqui, a análise relativa às aulas ministradas por três participantes do curso um ano após o término da formação. Observou-se que houve mudanças no modo como as docentes passaram a abordar o conteúdo, no que se refere à exploração de ideias relativas ao significado de quociente, a partir de situações parte-todo, estabelecendo relações importantes entre os dois significados discutidos. Concluiu-se que a formação contribuiu significativamente para a (re)construção dos conhecimentos acerca desse conceito pelas professoras investigadas.



Palavras-chave


Educação matemática. Ensino de frações. Formação de professores. Prática docente.

Inputs from a continuing education course observed in teachers’ pedagogical practice


Abstract


The purpose of this article is to put in relief inputs from a continuing education course for teachers’ pedagogical practices when teaching fractions to Elementary School first years’ students. The education course took place in the context of Observatório da educação [Education Observatory] with a group of teachers from the State of São Paulo public school system. The quantitative nature investigation was made in three steps: teachers were asked to complete preliminary questionnaires, an intervention was made, then an interview and finally they were observed in classroom situation. What we show here is an analysis of classes conducted by three participants in the course one year after their education was over. We could observe changes on how teachers started approaching content concerning the exploration of ideas related to the meaning of quotient from part-wholes situations, establishing important relationships between the two meanings discussed earlier. We concluded that formation provided a significant input to knowledge (re)building about this concept by teachers under exam conditions.


Keywords


Mathematics education. Teaching fractions. Teacher education. Teaching practice.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.288

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983