
Brincar na escola: caminhos e escolhas
Resumo
Este artigo busca conceituar a brincadeira como uma importante linguagem expressiva das crianças. Pretende refletir sobre alguns impasses encontrados entre discursos e práticas nas escolas de educação infantil em torno dessa temática. Aponta, também, a urgência da reflexão sobre as práticas para a garantia do direito ao brincar, indicando a formação lúdica do educador como um caminho possível para essa reflexão.
A concepção e o delineamento deste caminho assentam-se em reflexões e experiências acumuladas ao longo do desenvolvimento das ações do projeto Brincar: educação infantil, desenvolvido pelo Cenpec em parceria com a Fundação Volkswagen.Palavras-chave
Playing at school: paths and choices
Abstract
This article seeks to classify play as an important language children use to express themselves. It wishes to reflect upon some impasses that can be found among speeches and practices in schools for children education around this theme. It emphasizes as well how urgent it is to reflect upon practices in order to assure the right to play, pointing out the educator’s upbringing on the subject of play as a possible path to this reflection. This path was conceived and designed based on reflections and experiences accumulated during the development of actions under the Brincar Project: children education, developed by Cenpec in a partnership with Fundação Volkswagen.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i1.277
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983