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Reflexões sobre a atual construção curricular das Ciências da Informação: teorias críticas em questão

Marielle Barros de Moraes

Resumo


O currículo dos cursos da área de Ciências da Informação no Brasil está passando por um momento de indefinição, principalmente, a partir da demanda de alterações curriculares feita pelo Ministério da Educação no ano de 2001. Assim sendo, uma questão que ronda essas áreas de conhecimento refere-se a como deve ser construído e desenvolvido o currículo desses cursos. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas das teorias do currículo e história da Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. As teorizações de Michael Young, Basil Bernstein e Pierre Bourdieu sobressaem-se como auxiliares na busca da compreensão dessa questão. Os resultados preliminares vêm apontando para uma perspectiva curricular transdisciplinar, mas sem tornar esta uma indeterminação total.


Palavras-chave


Curriculo. Teoria Crítica. Formação de Profissionais da Informação.

Reflections on current Information Sciences curriculum building: critical theories at issue


Abstract


The curriculum of Information Science in Brazil is going through a time of uncertainty, mainly from the demand curriculum changes made by the Ministry of Education in 2001. Therefore this is a question round these areas of knowledge is how it should be built and developed the curriculum of Information Sciences. To do so, we performed a Literature Search on the topics of curriculum theories and history of Archival, Library Science, Information Science, and Museology. Theorizations Michael Young, Basil Bernstein and Pierre Bourdieu excel as aids in the search for understanding of this issue. Preliminary results have pointed to a transdisciplinary curricular perspective, but without making this a complete indeterminacy.


Keywords


Curriculum. Critical Theory. Training of information professional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.261

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ISSN 2237-9983