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Conhecimentos ou competências: o que transmitir?

Marie Duru-Bellat

Resumo


A partir do pressuposto de que é central definir o que se julga bom e necessário de transmitir aos alunos, a autora reflete sobre a questão curricular a partir do debate de uma antiga polêmica: deve-se priorizar a transmissão de competências ou saberes aos alunos? É retomada a discussão da noção de competências e sua entrada na escola, o advento dos sistemas de avaliação calcados em competências e as dificuldades em sua operacionalização, as questões que o trabalho com a noção em debate podem suscitar aos educadores, e a existência do que chama de uma “ditadura do útil”.


Palavras-chave


Currículo. Conhecimento. Competências.

Knowledge or competencies: what should be transmitted?


Abstract


Assuming the focus is to define what is considered good and necessary to be transmitted to students, the author reflects on the curricular matter starting from the debate about an old controversy: should we priorize transmission of competencies or transmission of knowledge to students? Author resumes the argument on the notion of competencies and its introduction in school, on the arrival of evaluation systems based on competencies and its operationalizing strategies, on matters that working with the notion at issue here may rise to instructors, and on the existence of what is called a “dictatorship of utility”.

Keywords


Curriculum. Knowledge. Competencies.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.259

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ISSN 2237-9983