Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
Resumo
No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.
Palavras-chave
Educational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in results
Abstract
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983