Imagem para capa

Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais

Paula Louzano

Resumo


A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos.

 


Palavras-chave


Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.

Failure at school: evolution of the educational opportunities of students from different racial groups


Abstract


Using data from the National System of Evaluation of Basic Education (Saeb) years 2001 and 2011, this study examines the relation between failure at school, as measured by school reproof and abandonment, and racial background of the students, measuring how likely students from different racial groups are of failing in school. It was used the logistic regression technique. Notwithstanding the small decrease in racial inequality in the country, the study found out that even controlling factors as gender, number of years their parents attended school, and geographic area, black students are more likely to fail in school than their mulattoes and white peers. Gender appears as predictor of success in school as well. Besides boys being more likely than girls to reproof and abandon school, an increase of this difference can be noticed in this period of time. Disparity between girls and boys was the one which increased the most, reinforcing qualitative studies showing increasing differentiation between the school experience of these groups.

Keywords


Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983