Seriam eles indomáveis protagonistas?
Resumo
O texto desvenda necessidades específicas dos alunos do segundo segmento Ensino Fundamental, refletindo sobre as responsabilidades da escola, que as diferencia da educação familiar. A escola é o espaço público para aprender a respeitar o outro, com quem não há uma ligação afetiva imediata. O papel da escola é trabalhar situações e experiências distintas daquelas conhecidas no convívio familiar. Os pré-adolescentes e adolescentes passam por transformações físicas-emocionais-sociais, momentos difíceis de transição, e precisam ser tratados como sujeitos. O texto conclui que os professores devem articular os conteúdos de suas áreas do conhecimento com as preocupações atuais dos alunos. Os projetos, desenvolvidos a partir de temáticas do cotidiano, podem responder às necessidades de aprendizagem e expressão desses jovens, que possuem demandas diferenciadas das crianças.
Palavras-chave
Are they savage protagonists?
Abstract
This text shows the specific needs of students in the second segment of Primary School, reflecting on the school's responsibilities, which are different from the responsibilities of family education. The school is a public space for learning and respecting others - others with whom one has no immediate emotional connection. The role of the school is to develop situations and experiences that are different from those experienced in family living. Pre-teens and teens undergo physical, emotional and social transformations and difficult transitional moments, requiring them to be treated as subjects. The text concludes that teachers should articulate the content of their areas of knowledge with the concerns of students today. The projects, developed using everyday themes, could respond to the needs these students have to learn and express, needs that are different from those that children have.
Keywords
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.17
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983