Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação

Adriana Dibbern Capicotto

Resumo


As avaliações externas revelam que, apesar do acesso garantido à escola, não é garantida a aprendizagem de todos. Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Limeira, em São Paulo, desenvolveu ações organizadas em sete grupos: monitoramento da aprendizagem; formação inicial continuada; ampliação do atendimento à educação infantil; visitas de acompanhamento; disseminação de experiências bem sucedidas; organização do Plano de Referência Curricular; recuperação paralela e enriquecimento curricular. Para complementar essas ações políticas, a Secretaria implementou 47 classes descentralizadas para atender à educação de jovens e adultos. Por fim, em 2004, o Projeto Estudar para valer veio enriquecer as metodologias adotadas em Língua Portuguesa, apresentando propostas de leitura e produção de textos, dando um novo fôlego para continuar a busca por um ensino de qualidade no município.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Qualidade do ensino; Projeto Estudar pra Valer.

Recommendations and proposals for a good municipal Education policy


Abstract


Outside assessments show that despite guaranteed access to schooling, there is no guarantee that all will learn. Faced with this situation, the Municipal Secretariat in Limeira, in São Paulo, developed initiatives organized into seven groups: monitoring of learning; continued initial training; expanded service for early childhood education; oversight visits; reporting on successful experiences; organization of the Curricular Reference Plan; parallel recovery; and curricular enrichment. To supplement these policy activities, the Secretariat implemented 47 decentralized classes to serve youth and adult education. Finally, in 2004, the Study Hard Project (Projeto Estudar pra Valer) enriched the methodologies adopted in Portuguese Language, introducing proposals for reading and text production and providing renewed impetus to continue to strive for quality education in the municipality. 

 

Keywords


Educational policies; Educational quality; Projeto Estudar pra Valer.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.155

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ISSN 2237-9983