Projeto Juventude e Cidadania: Ponto de encontro Espaços educativos e de proteção para jovens

Antonio Sergio Gonçalves, Maria José Reginato Ribeiro, Marilda Ferraz Ribeiro de Moraes

Resumo


o relato apresenta o Projeto Juventude e Cidadania: Ponto de Encontro, desenvolvido na cidade de São Paulo, em 2004, em consonância com o Plano de Metas da Secretaria Municipal de Educação, que estabelecia como grandes eixos: o princípio da Cidade Educadora, a intersetorialidade das políticas públicas municipais no âmbito das prefeituras e a formação da rede de proteção social nesse espaço. O Ponto de Encontro é um local de interação do adolescente e do jovem em situações intencionalmente planejadas, constituídas por um conjunto de oficinas de diferentes naturezas temáticas, culturais, de gestão e acompanhamento e de formulação de projetos de intervenção comunitária. O relato discorre sobre a proposta, material e metodologia, bem como sobre a implementação e avaliação do projeto. Pretendeu-se implementar a formação de grupos de jovens em cada um dos 21 Centros Educacionais Unificados – CEUs, no contraturno do horário regular das aulas. A adesão foi total, contando com a participação dos profissionais dos Núcleos de Educação, Esporte e Cultura e a participação efetiva de representantes da comunidade do Conselho Gestor dos CEUs, além de lideranças locais e educadores sociais. O texto conclui que a boa recepção do projeto é evidenciada pelos vários segmentos de profissionais, que identificaram no Ponto de Encontro a potencialidade de desenvolvimento de uma proposta significativa com os jovens, no seu próprio contexto de trabalho educativo.

Palavras-chave


Projeto Juventude e Cidadania; Centros Educacionais Unificados; Adolescentes; Jovens.

Youth and Citizenship Project: A meeting place Spaces to educate and protect youth


Abstract


This report discusses the Youth and Citizenship Project: A Meeting Place (Projeto Juventude e Cidadania: Ponto de Encontro), developed in 2004 as part of the Municipal Secretariat of Education's Objectives Plan. The following were established as major themes: the principle of the Educating City, intersectoral nature of municipal public policies at the city hall level, and formation of a social protection network in this space. The Meeting Place is a location for teen and youth interaction with intentionally planned situations, comprised of a set of differently themed, cultural, and management and oversight workshops and workshops to formulate community intervention projects. The report discusses the proposal, material and methodology as well as implementation and assessment of the project.The intent is to implement training of groups of young people at each of the 21 Unified Educational Centers (Centros Educacionais Unificados – CEUs) outside of regular classroom hours. Adhesion was complete, including participation from professionals at the Education, Sports and Culture Centers and effective participation of community representatives from the CEU Managing Council, in addition to local leaders and social educators. The text concludes that evidence of the project's good reception can be found in the various professional segments that identified the potential for development of a significant proposal with young people at the Meeting Place, within their own context of educational work.


Keywords


Projeto Juventude e Cidadania; Centros Educacionais Unificados; Adolescents; Youth.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.147

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ISSN 2237-9983