Avaliar para que(m)?
Resumo
O comentário se refere aos resultados do SAEB nos dez anos compreendidos entre 1995 e 2005. Apresenta um panorama explicativo, para além da repercussão feita pela imprensa sobre uma queda no desempenho dos alunos nesse período. Concentra-se nos dados do SAEB 2005, que revela melhora na rede de alguns estados e piora em outros, refletindo, em alguma medida, os diversos investimentos dos diferentes gestores. Considera que o SAEB permite um diagnóstico adequado da situação e transformação dessa realidade. Entretanto, para que isso ocorra, destaca que os dados devem ser públicos, entendidos e apropriados por toda a sociedade, promovendo debates e colaborando com os gestores. Conclui que esses profissionais devem alocar recursos de acordo com os resultados e necessidades das escolas, com base numa gestão participativa.
Palavras-chave
Whose assessment and why?
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.108
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ISSN 2237-9983