A construção da humanidade

Maria Helena Pires Martins

Resumo


O artigo apresenta uma abordagem conceitual dos termos educação e cultura, sendo a primeira definida como processo de humanização do indivíduo e a segunda como atribuição de significado ao mundo e a nós mesmos. A autora amplia o significado de cultura inicialmente proposto, avançando sua argumentação a respeito das diferentes acepções do termo e postula que este pode ser entendido como: 1) uma resposta às necessidades e aos anseios humanos, modificando-se à medida que essas necessidades e anseios se alteram; 2) sentimento de pertença a um grupo ou comunidade que muitas vezes enseja a construção de identidades comuns e que se configura como base para o estabelecimento da comunicação entre pessoas de um mesmo grupo ou de grupos que se reconhecem diferentes entre si; 3) artes, patrimônio cultural material e imaterial. A educação, tanto a formal quanto a não-formal, apresenta uma relação intrínseca com esses diferentes sentidos de cultura, sendo não apenas responsável pela transmissão de manifestações culturais acumuladas por determinados grupos – do patrimônio cultural -, mas também assumindo a responsabilidade de estimular a criação. Tendo em vista o papel fundamental da educação em relação à cultura, a autora salienta a necessidade de transformar a escola num ambiente cultural plural em que os alunos possam vivenciar sua própria cultura e a de outros povos.

Palavras-chave


Cultura. Educação

The construction of humanity


Abstract


This article presents a conceptual approach in terms education and culture, the former being defined as a process of humanization of the individual and the second one as the attribution of meaning to the world and to ourselves. The author expands the initially proposed meaning of culture, advancing her arguments on the different acceptations of the term and claims that it can be understood as: 1) an answer to human needs and expectations, modifying to the extent that these needs and expectations change; 2) the feeling that one belongs to a group or community that many times gives rise to the construction of common identities and that is configured as the base for the establishment of the communication between people from a same group or from groups that recognize to be different from each other; 3) arts, material and immaterial cultural assets. Education, both formal and informal, presents an intrinsic relationship with these different senses of culture, being not only responsible for transmitting cultural manifestations cumulated by certain groups - the cultural asset -, but also taking responsibility for stimulating creation. Considering the fundamental role of education in relation to culture, the author highlights the need for turning school into a plural cultural environment where students can experience their own culture and that of other peoples.

Keywords


Culture. Education

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.60

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983