Imagem para capa

Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula

Paul Black, Christine Harrison, Clare Susan Lee, Bethan Marshall, Dylan Wiliam

Resumo


Em seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem

Working Inside the Black Box: assessment for learning in the classroom


Abstract


In their widely read article “Inside the Black Box,” Mr. Black and Mr. Wiliam demonstrated that improving formative assessment raises student achievement. Now they and their colleagues report on a follow-up project that has helped teachers change their practice and students change their behavior so that everyone shares responsibility for the students’ learning.


Keywords


Formative assessment; Feedback; Teaching and learning

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983