Imagem para capa

Equidade educacional no Acre: os resultados do Saeb entre 1999 e 2011

Wagner Silveira Rezende, Luiz Vicente Fonseca Ribeiro, Joana Buarque de Gusmão

Resumo


Neste artigo são analisados os dados produzidos pelo Saeb para a rede estadual do Acre, comparando o que mudou nos perfis de diretor e professor entre as edições de 1999 e 2011. Além disso, por meio da construção de um modelo de regressão, três categorias sociológicas fundamentais (classe, raça e gênero) têm estimados seus efeitos sobre o desempenho dos alunos, a fim de estabelecer se houve ou não promoção da equidade no período analisado.


Palavras-chave


Equidade educacional; Saeb; Rede estadual do Acre; Modelo hierárquico

Educational equity in Acre: SAEB results between 1999 and 2011


Abstract


This article analyzes data produced by Saeb for Acre’s state network, comparing changes in principals and teachers’profiles between 1999 and 2011 series. Furthermore, through the making of a regression model, three fundamental sociological categories (class, race, and gender) have their effects on students performance estimated, in order to establish whether or not equity promotion occurred in the analyzed period of time. 


Keywords


Educational equity; Saeb; Acre’s state network; Hierarchical model

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983