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Interdependência competitiva e movimentação de alunos entre escolas: o caso da rede municipal de São Paulo (2008-2013)

Antônio Augusto Gomes Batista, Gabriela Thomazinho, Paula Kasmirski, Hivy Damasio Araújo Mello, Fernando Henrique Eduardo Guarnieri

Resumo


Este artigo analisa como se dão as trocas de escola por alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Paulo, a fim de dimensionar as relações de interdependência competitiva entre escolas — compreendidas como as trocas que realizam entre si de alunos originalmente nelas matriculadas. Dados de matrícula para os anos entre 2008 e 2013 foram submetidos a três procedimentos de análise: o exame de taxas de rotatividade de alunos; a estimação da probabilidade de discentes saírem de uma escola e irem para outra por meio de painel dinâmico; e a exploração de redes sociais de escolas, por meio de modelos de Poisson. Os resultados mostram que não se identificam, na escala intrarrede, relações de interdependência competitiva, e que a setorização da matrícula, em um contexto marcado pelas desigualdades socioespaciais, como o de São Paulo, pode estar acentuando a segregação escolar ao concentrar em suas unidades populações com características sociodemográficas que tendem à homogeneidade, uma vez que alunos que moram em regiões mais vulneráveis acabam por estudar em escolas localizadas em áreas também mais vulneráveis.


Palavras-chave


Seleção de alunos; Desigualdades educacionais; Efeito-território; Interdependência competitiva entre escolas

Competitive inderdependence and students’ movement between schools: the São Paulo municipal network case (2008-2013)


Abstract


This article analyzes how school changes by elementary school students from São Paulo municipal network take place, in order to measure competitive interdependence relations between schools – understood as changes they make betweem themselves of students originally enrolled in them. Enrolment data for years 2008 and 2013 were subject of three analysis procedures: examining students’ turnover rates; estimating likelihood of teachers leaving one school and going to another through a dynamic panel; and exploring schools social networks through Poisson’s models. Results show that we cannot identify, in a intra-network scale, competitive interdependence relations, and that enrolment sectorization, in a context marked by socio-spacial inequalities like São Paulo’s, may be enhancing school segregation by concentrating in their units populations with socio-demographic features tending to homogeneity, since students living in more vulnerable regions end up studying in schools situated in more vulnerable areas too.

Keywords


Students’ selection, Educational inequalities, Territory effect, Competitive interdependence between schools,

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.440

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ISSN 2237-9983