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O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas

Williane Costa Ferreira, Carloney Alves de Oliveira

Resumo


Resumo

O presente artigo teve como principal objetivo investigar como a utilização da linguagem de programação Scratch pode contribuir para o aprendizado das áreas de figuras planas. O estudo baseia-se em autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba e Penteado (2012) e Correia (2013), que explicitam sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de matemática e, de modo particular, o uso do Scratch. A pesquisa de cunho exploratório, numa abordagem qualitativa, foi realizada com 27 alunos da turma do 9º ano A de uma escola estadual na cidade de Maceió - AL, com dados coletados por meio de atividades propostas e questionário respondido pelos alunos. Constatou-se o interesse dos alunos pelo Scratch para desenvolver atividades sobre áreas de figuras planas, aprendendo com seus erros e desenvolvendo a criatividade e a capacidade de raciocínio.

Palavras-chave

Áreas de figuras planas. Scratch. Aprendizagem matemática.

 

The Scratch in Mathematics Classes: Possible Ways for Teaching the Area Flat Shapes

Abstract

The main goal of the present paper is to investigate how using the Scratch programming language can help students learn to determine the area of flat shapes. The study is based on authors such as Valente (1998), Murari (2012), Borba and Penteado (2012) and Correia (2013) who explain the importance of Digital ICT (Digital Information and Communications Technologies) for the teaching of mathematics, particularly the use of Scratch. We used a qualitative and exploratory approach with 27 students in a ninth grade class at a state school in Maceió, the capital of the state of Alagoas. We collected data through activities proposed to and a questionnaire responded by the students. The students showed an interest in Scratch for activities involving the areas of flat figures, thus learning from their mistakes and developing both creativity and reasoning skills.

Keywords

Areas of flat figures. Scratch. Mathematics learning.

 

Scratch en las clases de matemáticas: caminos posibles en la enseñanza de las áreas de figuras planas

Resumen

El presente artículo tuvo como principal objetivo investigar de qué forma la utilización del lenguaje de programación Scratch puede contribuir al aprendizaje de las áreas de figuras planas. El estudio se basa en autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba y Penteado (2012) y Correia (2013), que inciden en la importancia de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) para la enseñanza de las matemáticas y, en particular, el uso de Scratch. La investigación, de carácter exploratorio y enfoque cualitativo, se llevó a cabo con 27 alumnos de la clase del 9.º año A de una escuela estatal de la ciudad de Maceió (Alagoas), y los datos se recogieron mediante actividades propuestas y cuestionarios respondidos por los alumnos. Se constató el interés de los alumnos por el Scratch para desarrollar actividades sobre áreas de figuras planas, con las que aprendieron de sus errores y desarrollaron su creatividad y capacidad de razonamiento.

Palabras clave

Áreas de figuras planas. Scratch. Aprendizaje matemático.



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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.390

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ISSN 2237-9983