Imagem para capa

Funções, estruturação e evolução das crenças (e conhecimentos) dos professores

Marcel Crahay, Philippe Wanlin, Élisabeth Issaieva, Isabelle Laduron

Resumo


Sintetizando as principais contribuições dos estudos sobre as crenças e os conhecimentos dos professores, este artigo aborda uma das problemáticas ligadas à formação docente: as crenças e conhecimentos dos professores evoluem? De que maneira? Em quais condições? Para responder a essas perguntas, apresentamos diversas correntes de pesquisa: as que tratam das mudanças ditas “naturais”; aquelas sobre as fases de desenvolvimento do docente; os estudos que verificam os efeitos dos programas de formação de professores; as pesquisas que evidenciam o desenvolvimento da equipe, além dos estudos sobre as crenças dos professores iniciantes. Após a apresentação das pesquisas existentes, discutimos a constatação da dificuldade da evolução das crenças dos professores, levantando várias hipóteses para explicar a impermeabilidade relativa dessas crenças aos processos formativos.


Palavras-chave


Saberes. Desenvolvimento de capacidades profissionais. Professor estagiário. Prática pedagógica. Formação de professores.

Roles, structuring and evolution of teachers’ beliefs (and knowledge)


Abstract


In summarizing the main contributions of studies about teachers’ beliefs and knowledge, this article approaches one of the main issues related to teacher education: do teachers’ beliefs and knowledge evolve? In what way? Under what conditions? To answer these questions, we present various research streams: the ones dealing with so-called “natural” change; the ones about the stages in a teacher’s development path; studies that examine the effects of teacher education programs; research that evidences team development; and studies about beginner teachers’ beliefs. After presenting the existing studies, we discuss our finding, i.e., the challenges facing the evolution of teachers’ beliefs, and raise various hypotheses to explain these beliefs’ relative imperviousness to educative processes.


Keywords


Knowledge, development of professional capacities, intern teacher, pedagogical practice, teacher education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983