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Ensino médio público em Goiás, currículo e diversificação de escolas

Eliana Maria França Carneiro, Maria Teresa Lousa da Fonseca

Resumo


A política educacional de Goiás e o modo como escolas localizadas em territórios de alta vulnerabilidade e com bons resultados reagem a essa política são o foco deste artigo. Foram analisados indicadores educacionais do estado e informações obtidas em escolas visitadas pelas autoras. A diversificação da rede de escolas, a adoção de um currículo oficial único e, por meio dele, o desenvolvimento de um modelo gerencial e de controle das práticas escolares, da formação de professores e gestores e dos processos de avaliação externa destacam-se como aspectos estruturantes da política. 


Palavras-chave


Ensino médio. Política educacional. Gestão. Currículo. Diversificação de escolas.

Public secondary education in Goiás: curriculum and diversification of schools


Abstract


This study focuses on the educational policy of the Brazilian state of Goiás, and how schools situated in high-vulnerability areas and achieving good performance levels react to that policy. The authors analyzed educational indicators of the state, as well as information collected from the schools they visited. Among the policy’s key aspects, the following are highlighted: the school system’s diversification and the adoption of an official, unified curriculum which was used to build a model to manage and control school practices, teacher and management training, and external assessment processes. 


Keywords


Secondary education. Educational policy. Management. Curriculum. Diversification of schools.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.362

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ISSN 2237-9983