Imagem para capa

Da sala de dona Benta para a sala de aula: contribuições para pensar a mediação da leitura literária na escola

Sônia Travassos

Resumo


O trabalho discute como as mediações da leitura, perceptíveis na obra de Monteiro Lobato, podem se tornar pistas para pensar o trabalho com a literatura na escola. Foram analisadas estratégias de mediação em narrativas lobatianas, assim como a leitura mediada de uma delas, com crianças do 1º ano do ensino fundamental, em uma escola pública brasileira. Como metodologia, realizaram-se leituras de obras de Lobato e de estudos sobre elas, observações participantes e entrevista com a professora da turma. Bakhtin (1988) e Benjamin (2002) embasam as concepções de linguagem e de sujeito e sustentam questões teórico-metodológicas desta pesquisa. No campo da leitura literária, buscou-se a interlocução com Amarilha (1997), Abramovich (1989), Bajard (2007), Lajolo (1994). Após as análises, destacou-se um conjunto de práticas de mediação que parecem contribuir para o encontro de crianças com a literatura.


Palavras-chave


Leitura literária. Escola. Mediações. Monteiro Lobato.

From Dona Benta’s Living Room to the Classroom: Contributions to Think about Literary Reading Mediation in School


Abstract


The present article discusses how reading mediations, which are perceptible in Monteiro Lobato’s works, can become leads to think about approaches to literature in school. We analyzed mediation strategies in narratives by Lobato, as well as the mediated reading of one of them, with children in the first grade of primary education in a Brazilian public school. With regard to methodology, we conducted readings of works by Lobato and studies about them, participant observations, and interviews with the teacher of the class. Bakhtin (2011) and Benjamin (1995) founded our conceptions of language and subject, and underpin theoretical-methodological questions in this study. In the field of literary reading, we sought a dialogue with Amarilha (1997), Abramovich (1989), Bajard (2007) and Lajolo (1994). After the analyses, we highlighted a set of mediation practices that seem to contribute to promote children’s contact with literature.


Keywords


Literary reading. School. Mediations. Monteiro Lobato.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983